Onde as mulheres estão nos eventos de comunicação digital e mídias sociais?

convide-uma-mulher-para-palestrar-2

Por Larissa Andrade.

Acredito que o questionamento do Tarcízio Silva seja o de milhares de outras pessoas. E a resposta é curta e objetiva: na plateia.

Pra quem não conhece, o Tarcízio é professor e palestrante sobre pesquisa e monitoramento (vale MUITO o follow, gente! Ó aqui). Com toda a sua expertise no assunto, ele resolveu monitorar a participação das mulheres em eventos de comunicação digital, mídias sociais e afins. O resultado foi completamente assustador. Os dados revelam que somos, na maior parte dos casos, apenas 1/5 dos palestrantes. Mas ele ainda mostra casos mais extremos e absurdos de eventos em que não há NENHUMA mulher na grade de palestrantes.

Se você achou aceitável os dados, não deveria. Sabe por quê? Segundo uma pesquisa do trampos, as mulheres representam MAIS DA METADE da força de trabalho da área. Agora fez sentido pra você a incoerência do resultado dessa pesquisa?

pesquisa-trampos-mulheres-social-media

 

 

Pois é, como era de se esperar, a pesquisa do Tarcízio causou muito burburinho e não ficou por aí (ainda bem!). A Ana Paula Passarelli, a Mariana Oliveira e a Nathália Capistrano resolveram mostrar pra esse Brasilzão a quantidade de mulheres incríveis na área que os eventos estão simplesmente perdendo a oportunidade de chamarem pra palestrar.

Foi assim que surgiu o “Convide Uma Mulher Para Palestrar”, um projeto colaborativo que mapeia as mulheres que se destacam dentro do mercado digital e mídias sociais no Brasil inteiro. A Mariana, a Nathália e a Ana Paula compilaram uma lista pública (que você pode ver AQUI  ) com diversos nomes recomendados de planejamento, mídia, conteúdo, criação, liderança, mídias sociais e muito mais. O projeto funciona de uma forma bem simples: você pode indicar profissionais de comunicação digital que admira ou até mesmo se autoindicar. A ideia é melhorar a representatividade feminina dentro dos eventos da área, porque SIM, temos boas profissionais/palestrantes.

 

convide-uma-mulher-para-palestrar

 

 

Pra mim, foi uma surpresa muito boa ter sido indicada e ser a única paraense na lista. Mas ainda tem muita gente que merece estar lá também, por isso, colabore! Indique o nome de uma profissional competente pro projeto das meninas!

Você pode fazer isso rapidinho por aqui!

 

Larissa Andrade é Formada em Publicidade e Propaganda pela UFPA. Atua profissionalmente no meio digital desde 2012 e possui as redes sociais e a moda como linhas de pesquisa. Mantém um blog pessoal sobre moda, viagens e variedades há um ano e meio: larissaandrade.com.br.

Deixe uma resposta